Notícias

Reunião sobre Bitcoin de Epstein com cofundador da Tether

O empreendedor de criptomoedas Brock Pierce, conhecido por ser um dos fundadores da Tether, conversou sobre Bitcoin com Larry Summers, ex-secretário do Tesouro dos EUA. Essa conversa aconteceu na casa de Jeffrey Epstein em Manhattan, e detalhes surgiram recentemente em e-mails do espólio do financista condenado por crimes sexuais.

Os e-mails revelam que essa troca de mensagens ocorreu após a condenação de Epstein em 2008. Embora tenha sido mencionada em uma matéria da New York Magazine em 2015, o artigo nunca chegou a ser publicado, mesmo apresentando convidados de peso que frequentavam a casa de Epstein.

Durante o encontro, Pierce se apresentou a Summers como “o investidor mais ativo em Bitcoin”. Summers, que já foi presidente da Universidade Harvard, via um grande potencial na criptomoeda, mas tinha receios em relação à sua própria reputação. Ele mencionou que poderia parecer menos inteligente caso investisse e perdesse dinheiro. Essa preocupação é compreensível, já que investir em criptomoedas pode ser um terreno volátil, e os riscos são altos.

Pierce também fez um comentário sobre os “personagens de baixa qualidade” que costumam aparecer nas fases iniciais do setor, ressaltando um aspecto interessante do universo das criptomoedas.

A conexão de Pierce com Epstein não é nova. Em 2011, ele participou de uma conferência organizada por Epstein nas Ilhas Virgens, chamada Mindshift. Um porta-voz do empreendedor comentou em 2019 que todas as comunicações entre Pierce e Epstein estavam relacionadas a criptomoedas e que se encontraram em eventos do setor, sempre acompanhados de outras personalidades importantes.

A divulgação recente dos e-mails mostra que Epstein pode ter desempenhado um papel mais significativo nas iniciativas de negócios de Pierce do que se imaginava, atuando como um elo entre ele e influentes figuras do mundo financeiro em um momento em que o Bitcoin ainda era uma novidade.

Quem estava por trás da história?

O ex-ator mirim Brock Pierce não foi o único próximo ao mundo das criptomoedas mencionado nas comunicações. Epstein também tinha encontros com Peter Thiel, cofundador do PayPal. Thiel foi um dos primeiros investidores institucionais em Bitcoin, adquirindo a moeda digital em 2014.

As interações entre Epstein, Summers e Pierce ocorreram após a condenação de Epstein, mas e-mails mostram que essas informações estavam sendo verificadas pelo jornalista Alex Yablon em março de 2015. Ele fez perguntas diretas, como se Pierce realmente havia conversado sobre Bitcoin com Summers.

Curiosamente, Epstein, assim que recebeu as perguntas, imediatamente as encaminhou ao autor Michael Wolff, expressando sua incredulidade. Poucos minutos depois, encaminhou as mesmas perguntas ao seu advogado pessoal, sem incluir as respostas.

Durante a campanha presidencial de Donald Trump em 2015, Epstein também recebeu conselhos de Wolff sobre como poderia aproveitar sua relação com o político em potencial, visando algum tipo de benefício.

Esses detalhes mostram como a intersecção entre o mundo das criptomoedas e figuras da elite financeira e política pode ser complexa e intrigante, especialmente em um cenário onde o Bitcoin ainda estava buscando seu espaço e aceitação na sociedade.

Rafael Cockell

Administrador, com pós-graduação em Marketing Digital. Cerca de 4 anos de experiência com redação de conteúdos para web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo